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7 dicas práticas de como ter equilíbrio emocional

7 dicas práticas de como ter equilíbrio emocional

7 dicas práticas de como ter equilíbrio emocional

7 dicas práticas de como ter equilíbrio emocional   

 

Sejamos sinceros, não há maneira extremamente simples de se alcançar o equilíbrio emocional.

   A vida corriqueira, o estresse e principalmente a comodidade em manter sempre os mesmos hábitos (mesmo querendo mudá-los), são fatores que diariamente acabam com qualquer chance de obter uma saúde emocional.

   Mas apesar do que a maioria acredita, é possível sim alcançá-lo, e com algumas dicas que você nem imagina.

   Provavelmente você está acostumado a ouvir alguns truques espirituais, mas apesar destes também funcionarem, neste artigo irei dar à você 7 dicas práticas de como ter o equilíbrio emocional através da sua saúde.

Então vamos lá!

 

Pratique Atividades Físicas

   Não importa se você está ou não acima do peso. Praticar atividades físicas é mais do que simplesmente alcançar objetivos estéticos ou gerar saúde. Praticar atividades físicas também é uma excelente forma de gerar equilíbrio emocional.

   Eu sei que provavelmente você não mantém uma rotina de exercícios e apesar de todas as desculpas que você inventa como a falta de tempo, a verdade é que nós dois sabemos que você realmente não quer. Mas você já parou para pensar que seus níveis de estresse e desequilíbrio emocional durante o dia, podem estar relacionadas com seu sedentarismo?

   Isso mesmo, eu aposto que na maioria das vezes eles atrapalham sua felicidade e até seu rendimento no trabalho.

   Vou lançar um desafio: Pratique 30 minutos de alguma atividade física por dia e no mínimo 3 vezes por semana. Escolha uma que verdadeiramente gosta. Não importa se será em sua casa, na academia, no clube, no parque, mas pratique.

   Você verá que os seus níveis de substâncias boas serão imediatamente lançadas à sua mente como neurotransmissores do prazer (ex: endorfina). Seu corpo será oxigenado com maior vigor, seu tônus muscular melhorará, você e todo seu corpo rejuvenescerá e consequentemente se sentirá melhor, mais disposto, menos estressado e mais leve.

   Encerrar com um bom banho, aumentará ainda mais suas chances de manter um equilíbrio emocional diariamente.

 

Livre-se de Pensamentos Negativos

   Essa dica pode parecer extremamente abrangente e complexa, mas é mais simples do que imagina. Livrar-se dos pensamentos negativos é simplesmente uma prática que com o tempo se torna um hábito!

   É comum estarmos sempre pensando no lado negativo das coisas, seja para nossa própria proteção, ou só porque estamos acostumados. O problema disso é que se torna um hábito maléfico. Pesquisas apontam que estar sempre pensando negativamente, pode resultar no desenvolvimento de doenças.

   Dito isso, a dica é: “vigie seus pensamentos”!  Desenvolva a habilidade de ficar atento ao seus pensamentos mirabolantes e incessantes! Respire e traga consciência ao que está repetidamente julgando e se negativo PARE com isto, como?

   – Reserve alguns minutos, faça algumas respirações com pausas e idealmente acalme sua mente. Então, reflita profunda e verdadeiramente  sobre a situação e escolha uma destas 3 possíveis formas de resolução do conflito:

  • A – MODIFIQUE ou converse com as partes envolvidas;
  • B – DISTANCIE daquela situação/fato/pessoa;
  • C – ACEITE PLENAMENTE A SITUAÇÃO e independente se esta foi a primeira opção ou após a modificação ou distanciamento ACEITE de coração, apenas não fique em dúvida, insatisfeito, permitindo pensamentos negativos repetitivos, remoendo por longos períodos sobre o fato! Decida-se e dê um basta neste pensamento! Assuma uma escolha e suas consequências!

   Lembre-se: quando pensamos em algo o nosso corpo vive aquela situação e, com isso, neurotransmissores são liberados podendo ser negativos (ex.: tristeza, raiva, medo, ansiedade) nos adoecendo ou positivos (alegria, gratidão, amor, paz, confiança) nos fazendo sentir bem, plenos, serenos, fortalecendo nossa saúde e nos afastando de vícios ou necessidade de prazeres fugazes.  

   Saiba mais sobre o assunto neste link.

 

Alimente-se Conscientemente

   Como médico, eu falo muito sobre a boa alimentação e como ela pode ser transformadora. Se você já leu algum artigo anterior aqui no blog, sabe que a alimentação consciente é uma excelente maneira para prevenção, controle e cura de diversas doenças. Mas o que você não sabe, é que ela também pode gerar o equilíbrio emocional.

   E apesar de te tirar da zona de conforto (ou de desconforto?) perceberá os benefícios em manter uma alimentação saudável, se sentirá mais leve, com a mente mais clara e mais conectado com seu corpo! E, ainda, terá a oportunidade de tentar diversas receitas diferentes e prazerosas.

   Estamos falando de um corpo todo dignamente bem nutrido, não intoxicado e não inflamado!

   Pode parecer desafiador no início, mas com apenas poucos dias de prática, você já se sentirá desintoxicado e mais disposto. Você pode começar hoje mesmo, através deste ebook de receitas de sucos verdes que eu preparei com carinho para você: Sucos Verdes!  

 

Pratique Exercícios de Respiração

   Tenho certeza que muita gente duvida desta dica. Eu sei que pode parecer simples demais, mas praticar exercícios de respiração pode ser transformador! Principalmente em picos de estresse do dia ou de ansiedade, previamente a uma refeição ou reunião.

   Mas, qual respiração?

   Pratique a respiração diafragmática em 4 tempos. São apenas 30 respirações, levando atenção em movimentar o principal músculo respiratório – o diafragma -, associado a uma pausa inspiratória e expiratória de alguns segundos, ou seja, você irá inspirar calmamente observando sua barriga distendendo, fará uma pausa de alguns poucos segundos quando estará com os pulmões cheios, então, irá expirar calmamente atentando para o movimento inverso da barriga (umbigo em direção as costas), fazendo novamente uma pausa, desta vez, com os pulmões vazios. Repetindo esta respiração em 4 tempos por em média trinta vezes.

   Você perceberá que além de ajudar com o estresse momentâneo, seus pensamentos se organizarão, sua digestão melhorará, seu corpo relaxará e tudo isto ressoará às pessoas a sua volta, podendo também influenciá-los num melhor equilíbrio emocional!

 

Procure Ajuda

   Uma das maiores e mais práticas dicas de como alcançar o equilíbrio e saúde emocional é saber quando procurar ajuda. É normal sentir medo ou ansiedade de vez em quando, mas se isso tem acontecido frequentemente e muitas vezes sem você saber o motivo, pode ser que o assunto seja mais sério.

   Existem diversos motivos que podem desencadear este desequilíbrio, e procurar ajuda de um profissional que irá rever inúmeros aspectos conscientes e inconscientes da sua saúde (e vida), irá te ajudar a encontrar o verdadeiro motivo, além de te auxiliar a solucioná-lo e seguir em frente!

   Uma boa dica também é estar sempre rodeado de pessoas que te apoiam, que sejam positivas e te dão esperanças, assim você terá mais força e segurança para ter o tão desejado equilíbrio emocional mesmo em situações desafiadoras.

   ‘A vida é feita de ciclos positivos e negativos’. Em outras palavras eu diria: temos dias de chuva alternados com dias de sol; momentos de tempestades, momentos de brisa leve e fresca… sendo o mais importante nestas variações é sermos capazes de estarmos presentes e conscientes evitando exacerbações e descontroles emocionais.

 

Descanse o Suficiente

   Quem não adora descansar e dormir bem, não é mesmo? Mas acredite ou não, dormir bem não é necessário somente nos finais de semana e feriados. Para manter um alto equilíbrio emocional, você precisa ter um sono reparador todos os dias!

   Claro, excepcionalmente, um dia ou outro ocorrerá de dormirmos mal. Entretanto, devemos sempre buscar nos organizarmos para que possamos estar energizados após o descanso devido.

   Quantas horas seria o ideal? Em média 7 horas de sono.

   Não é a toa que existe o chamado ciclo ou ritmo circadiano, ou seja, nosso relógio (biológico) interno composto pelas 24 horas com funções fisiológicas específicas a cada período do dia como liberação de hormônios, sono/vigília, funcionamento cerebral, controle de açúcar, entre outros. Assim, com o sono regular você faz bem a sua saúde como um todo!

 

Tire um tempo para VOCÊ

   Depois de começar a colocar em prática, cada uma das dicas aqui descritas, adicione à sua rotina um tempo para você.

   Pratique um hobby. Dê vazão a sua criatividade de alguma forma (música, arte, dança, pintura).

    Faça o que você gosta e te faz bem. Separe um tempo para estar consigo mesmo e ser grato pelo que tem! Praticar gratidão (mesmo em tempos ruins).

   Manter uma vida saudável pode fazer milagres pelo seu corpo e sua mente, basta acreditar e começar a tomar atitudes ao seu favor.

Amor e gratidão, à vida e a vocês! Até a próxima.

Dr. Lincoln Hashimoto – CRM-SP 149.063

Nota do Autor

Os textos, vídeos, artigos, receitas, ou seja, todo o conteúdo presente neste site, bem como, demais compartilhamentos não se trata de tratamento médico. Procure uma avaliação médica para um acompanhamento digno, amigável e transparente em suas informações e conduta.

 

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