Enter your keyword

Como Ter uma Alimentação Saudável – A Forma Ideal Segundo a Medicina

Como Ter uma Alimentação Saudável – A Forma Ideal Segundo a Medicina

Como Ter uma Alimentação Saudável – A Forma Ideal Segundo a Medicina

   Se você está lendo este artigo, isso quer dizer uma coisa: você deu o primeiro passo. Se você procurou ou se interessou em como ter uma alimentação saudável, você decidiu por melhorar sua qualidade de vida. E isso é algo, para já no início deste artigo, ser comemorado!

 

   Ainda que provavelmente exista um caminho a se percorrer (muitas vezes não tão longo assim), tomar a decisão de melhorar sua alimentação, é a primeira vitória para alcançar uma vida melhor e mais saudável em todos os aspectos.

 

   Você com certeza já ouviu falar em como é importante manter uma boa alimentação, e por isso mesmo não estou aqui para falar apenas sobre seus benefícios. Como médico, me comprometi a cuidar da saúde de meus pacientes verdadeira e profundamente, ou seja, reconhecendo o ser humano nos seus níveis físico, mental, emocional e sutil; e, é isso que quero fazer aqui.

 

   Neste primeiro momento quero mostrar na prática como ter uma alimentação saudável e através dela aumentar toda sua qualidade de vida também!

 

Lembre-se: o alimento é o combustível do seu veículo chamada ‘corpo’.

 

Você está abastecendo com os melhores combustíveis e está com a manutenção em dia? Ou, está deixando de lado a manutenção preventiva e está abastecendo com combustíveis adulterados?

 

   Sabemos as consequências, certo?

 

HÁBITOS ALIMENTARES

   Tudo se resume à eles: os hábitos alimentares. Se você têm procurado saber como ter uma alimentação saudável, você deve saber que é bem provável que você irá ter que transformar os seus, afinal, nossa cultura atual conduz naturalmente a doença.

 

   Segundo o dicionário, hábitos são manias ou ações que desempenhamos frequentemente. Mas quando relacionamos essa palavra com a nossa alimentação, é importante fazer outra pergunta: minhas “manias” alimentares, são boas ou ruins? Intoxicam ou desintoxicam nosso corpo?

 

   Pode ser que mesmo que tenha passado um filme na sua mente, você ainda não saiba a resposta para a pergunta anterior. Mas não tem problema, afinal, se você está aqui é para entender como estes hábitos podem influenciar diretamente no desenvolver ou na prevenção de doenças!

 

   A verdade é que não é somente uma atitude que irá transformar toda sua saúde e alimentação, mas a junção de uma série delas. Mas calma, você não precisa ficar com medo, não estou falando de dietas mirabolantes, para você passar fome ou deixar de ter prazer na alimentação.

 

   Pelo contrário, o objetivo de começar a transformar seus hábitos alimentares é através da substituição deles. Isso quer dizer que você irá muito além de uma transformação alimentar e desenvolverá um estilo de vida! E o melhor, você vai ver que irá gostar.

 

QUALIDADE DOS ALIMENTOS

   Se vou falar sobre como ter uma alimentação saudável, não posso deixar é claro, de falar deles: os alimentos. O problema (ou a solução), começa na escolha dos produtos, e é no mercado ou na feira que você começa decidindo se sua alimentação será saudável ou não.

 

   E sejamos sinceros, optar pela melhor opção é sempre muito desafiador! A praticidade, o preço e o fácil acesso, faz com que na maioria das vezes optamos pela escolha errada. E a quantidade de produtos industrializados não ajuda.

 

   Muitos deles, nem mesmo podem ser considerados alimentos diante:

 

  • Da falta de nutrientes essenciais (vitaminas e minerais) para o funcionamento do organismo (pão branco – Pão francês – açúcar refinado);
  • Da desproporção de macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras) – ex. bolachas; chips;
  • Do excesso de carboidratos e gordura de baixa qualidade (ex.: farináceos/massas fritas);
  • Da quantidade exacerbada de corantes, conservantes, realçadores de sabor (ex: glutamato monossódico), adoçantes artificiais (ex: aspartame…), carnes processadas; entre outros (ex.: embutidos como mortadela; salsicha; salame).

   Isto é o que tem feito a população e a grande maioria de nós, doentes.

 

   Por isso procure em primeiro lugar, basear sua lista de compras em alimentos e bebidas in natura, alimento vivo, alimento de verdade, sem a cosmética citada no parágrafo acima e sem agrotóxicos (sempre que possível), isso irá não só transformar sua alimentação, mas sua vida!

 

   Consuma regularmente verduras variadas, legumes, leguminosas, brotos, fermentados, castanhas, sementes e oleaginosas!

 

   Comece retirando os alimentos potencialmente nocivos a nossa saúde aumentando o consumo diário de saladas ricas, variadas, muito bem temperadas com ervas (orégano, manjericão, cebolinha, salsinha), azeite, abacate, levedura nutricional, spirulina (pessoalmente prefiro a granulada), sementes e castanhas -, e, com quantidade suficiente para te trazer saciedade. Desenvolva a habilidade de temperar suas saladas! Isto faz toda diferença para querer consumi-las todos os dias e, com isso, colher os benefícios destes alimentos.

 

ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE    Por fim, além de adquirir bons hábitos alimentares, através do consumo de bons alimentos, é necessário entender o conceito de Alimentação Consciente.

 

   Mais do que alimentar-se, é importante entender o porquê buscamos os alimentos. Nos alimentamos sempre porque realmente precisamos? Ou as vezes buscamos nos alimentos algum conforto emocional, prazer, fuga de algo que não queremos realizar, ou também reviver memórias afetivas?



   Através desta reflexão podemos enxergar o quanto a alimentação está relacionada à sua saúde e à sua vida, essa é a chave de como ter uma alimentação saudável.

 

    Refletir e avaliar sua relação à alimentação é essencial para alcançar uma vida mais saudável em todos os aspectos!

 

   Você pode descobrir mais conceitos sobre a alimentação consciente através deste vídeo: Por Quê Devemos Despertar Para Uma Alimentação Consciente? – SEMAV

 

   Agora que você já sabe alguns conceitos básicos sobre como melhorar sua vida e saúde através da sua alimentação, que tal dar o próximo passo?

 

   Estarei compartilhando dicas e receitas especiais de como colocar em prática tudo que foi tratado aqui.

 

   Você pode acompanhar o blog sempre, sabendo que qualquer dúvida, me coloco a disposição! É só deixar aqui no comentário o que quer saber.

 

Amor e gratidão, à vida e a vocês! Até a próxima.

Dr. Lincoln Hashimoto – CRM-SP 149.063

**Nota do Autor**

Os textos, vídeos, artigos, receitas, ou seja, todo o conteúdo presente neste site, bem como, demais compartilhamentos não se trata de tratamento médico. Procure uma avaliação médica para um acompanhamento digno, amigável e transparente em suas informações e conduta.

 

Sem comentários

Poste um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.