Enter your keyword

O Papel do Estilo de Vida Saudável na Cura de Doenças

Alguma vez você já ouviu falar em como o estilo de vida saudável pode ser transformador? É bem provável que algum amigo ou parente já tenha te alertado para doenças, beber mais água, ingerir bons alimentos ou parar de comer muitos doces e alimentos industrializados.

Mas e se um médico te falasse que os bons hábitos podem te proporcionar uma melhor qualidade de vida e te coroar com uma velhice saudável? É para isso que estou aqui, para que você entenda que a medicina está em constante evolução, e provavelmente você ainda não se conscientizou como isso pode influenciar em sua saúde.

Quer descobrir? Então acompanha o artigo:

Medicina Convencional

Você com certeza já está acostumado com a série de remédios que seu médico te prescreve quando fica doente. É muito comum que as medicações sejam sempre muito parecidas, e que muitas vezes, apesar de funcionarem temporariamente, acabam causando outras consequências.

Não sou contrário ao uso de medicamentos! Apenas acredito que em muitos casos existam melhores maneiras de solucionarmos desequilíbrios que nossos corpos (físico, emocional e energético) estão nos sinalizando.

Pense comigo no seguinte exemplo: percebemos alterações de colesterol, triglicérides, LDL, HDL, VLDL, Apolipoproteína A e B, entre outras no exame de sangue. O que devemos fazer diante disso? Iniciar medicações para reduzir a sinalização do nosso corpo quanto ao nível de gorduras sanguíneas ou buscarmos entender o que levou ao aumento e reduzirmos, retirarmos ou substituirmos as fontes de gordura e carboidratos que causaram este desequilíbrio?

Neste caso e para exemplo, umas das medicações comumente prescritas são as estatinas, as quais um efeito colateral comum são as dores musculares e por este motivo que dosamos com regularidade a CPK (creatinofosfoquinase – um marcador de lesão muscular), para sabermos se contra indica ou não o uso da medicação.

Este foi apenas um efeito-colateral citado, mas ao estudarmos sobre as medicações constatamos inúmeras interações farmacológicas e também suas consequências e influências no metabolismo hormonal, glicêmico, do sono, digestivo, hepático, renal, neurológico, enfim, em todo corpo.

Entretanto em alguns casos, esse fármaco exemplificado (estatina) e outras medicações se fazem necessárias! Especialmente àqueles que estão com alguma alteração muito importante (risco iminente ou emergencial de saúde), ou que desconhecem estes riscos e informações, ou que não querem assumir as rédeas de sua saúde, preferindo delegar ao médico ou as medicações.

Estamos acostumados com a forma que nossas doenças são tratadas. Mas felizmente não quer dizer que tem que ser assim!

Em geral, temos uma certa idéia sobre como agem os medicamentos e como na grande maioria das vezes acabam gerando outros problemas de saúde, sejam eles imediatos ou após longo período de uso. Por isso, precisamos ponderar a real necessidade do uso dos fármacos; e, buscar outras possíveis mudanças do estilo de vida para que façamos o uso das drogas somente quando realmente não tivermos outra saída.

A medicina, assim como diversas outras áreas, está em constante alteração, são novas tecnologias e novas descobertas todos os dias, bem como, resgatando conhecimentos preciosíssimos de medicinas milenares (como exemplo a Medicina Ayurvédica, Oriental, fitoterapia, energética, meditativa, entre outras).

Enfim, uma área que ascende e que com diversos estudos têm chegado a conclusões valiosíssimas. Quer saber quais? Então é só continuar lendo!

Estilo de Vida Saudável

Talvez, simplificar a medicina, seja a saída mais sensata.

Redescobrir possibilidades alimentares. Desconstruir conceitos e hábitos. Enxergar o que a sociedade considera ‘normal’ através de um prisma consciente, nos leva a um olhar genuíno e trágico.

Cada vez mais estudos e pesquisas apontam que o estilo de vida saudável, é muito mais seguro, efetivo e duradouro do que muitos remédios! São diversas as doenças que podem ser tratadas e até mesmo curadas, com simples mudanças de hábitos.

Não estou aqui para denegrir a imagem da medicina convencional, pelo contrário, para muitos ela funciona e é essencial!

Vivemos em um planeta que está repleto de poluição, estresse, agitação, alimentos nocivos e outros diversos fatores, que juntos causam a maioria das patologias atuais. Sejam doenças físicas como a obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, o câncer, como as psicológicas como a depressão e a ansiedade.

A solução por muito tempo foi “remediar” essas doenças que muitas vezes causam outros problemas.

Mas uma Medicina focada nos hábitos e no estilo de vida, que procura reverter os fatores que levam a doença, tem restabelecido a saúde em diversas situações!

Doenças que antes eram consideradas incuráveis e crônicas, começam a ser ao menos controladas, evitando sua progressão e suas complicações com a mudança da alimentação, que é o caso por exemplo da diabetes!

— Veja os desafios dos participantes e os resultados deste trabalho realizado pelo Dr. Gabriel Cousens há mais de 30 anos. Documentário sobre o tratamento da Diabetes através da Alimentação – “Reversing Diabetes” (legendado) – Gabriel Cousens.
 — Assista estes depoimento de um participante do Retiro Árvore da Vida Do Brasil.

E ainda são muitas outras doenças (até mesmo as psíquicas), que podem ser abordadas através do estilo de vida saudável!

É importante, estar sempre cuidando de si, até mesmo quando não se está doente. A grande maioria da população se acomoda com hábitos ruins, até que algo ocorra.

Por quê não evoluirmos modificando nossos hábitos e pensamentos?

Que tal iniciar as mudanças gradualmente? Pois assim, trocaremos nossas práticas nocivas e automáticas por outras benéficas.

Se você quer fazer parte desta nova fase da medicina, deixo o convite para acompanhar as dicas que posto aqui no blog, assim como nas minhas redes sociais!

Lembre-se de compartilhar com alguém que possa se beneficiar com estas informações!

E se ficou qualquer dúvida, fico feliz em ajudar! É só deixá-la aqui nos comentários.

Amor e gratidão, à vida e a vocês! Até a próxima.

Dr. Lincoln Hashimoto – CRM-SP 149.063

Nota do Autor

Os textos, vídeos, artigos, receitas, ou seja, todo o conteúdo presente neste site, bem como, demais compartilhamentos não se trata de tratamento médico. Procure uma avaliação médica para um acompanhamento digno, amigável e transparente em suas informações e conduta.

Sem comentários

Poste um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.